Dietas

O que são?

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.

Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.

A prática de exercício físico, assim como a escolha de alimentos certos na proporção correcta, evitando uma vida sedentária, são considerados factores essenciais para a manutenção da saúde. Uma dieta que não seja aconselhada por um profissional, pode ter efeitos no nosso organismo que podem s

er desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas, como anorexia e o excesso de peso.

Diversas dietas tornaram-se populares nas últimas décadas, algumas passageiras, outras polémicas e outras com maior comprovação científica.

Tipos de dietas

Dieta mediterrânea

A dieta mediterrânica incorpora os princípios de uma alimentação saudável – mais um toque de azeite e, talvez, um copo de vinho tinto – entre outros componentes que caracterizam o estilo de cozinha tradicional dos países junto do mar Mediterrâneo.

Benefícios da dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica é pensada para reduzir o risco de doença cardíaca e cancro.

Os principais componentes da dieta mediterrânica incluem:

– Fazer exercício físico com frequência.

– Comer uma quantidade generosa de frutos e produtos hortícolas.

– Consumir gorduras saudáveis como o azeite.

– Usar ervas e especiarias em vez de sal para temperar os alimentos.

– Comer pequenas quantidades de frutos secos.

– Beber vinho tinto, com moderação, e apenas se o médico permitir.

– Consumir pouca carne vermelha.

– Comer peixe ou marisco, pelo menos, duas vezes por semana.

Dieta das Frutas

Receita tropical

Como é: produtos tropicais como abacaxi, papaia e melancia podem ser ingeridos à vontade.

Exemplo de refeição: abacaxi acompanhado com fatias de melancia.

Avaliação: O resultado é irregular. Algumas pessoas perdem peso porque liberam muita água pela urina. Outras não atingem mudanças significativas. Provoca carência de vitaminas A, D, E e K.

Dieta da sopa

Pobre em nutrientes

Como é: sopa de legumes batidos no liquidificador. O repolho é o ingrediente predominante. Durante uma semana, é o único alimento permitido nas três refeições

Exemplo de refeição: sopa de cenoura, beterraba e chuchu.

Avaliação: pode ser adoptada no máximo por uma semana e repetida após 15 dias de alimentação normal. Em excesso, pode acarretar prisão de ventre, anemia e desnutrição.

 Vegetarianismo

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos decarne, bem como alimentos derivados dela. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de lacticínios ouovos.

Semivegetarianismo

A dieta semi-vegetariana não é uma dieta vegetariana, ela consiste na exclusão apenas da carne de mamíferos, e abrange carne branca.

Ovolactovegetarianismo

Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

Lactovegetarianismo

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem esta dieta não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.

Ovovegetarianismo

Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

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